Governador de SC libera setor automotivo da quarentena

O governador Carlos Moisés (PSL) confirmou a liberação do setor automotivo, que inclui concessionárias, oficinas de carros, motos e caminhões, além de lojas de peças, em todo o estado de Santa Catarina. Na semana passada setores da construção civil e profissionais autônomos que fazem atendimentos individualizados foram liberados.  Só com a liberação dos setores anunciados na última semana, a circulação de pessoas em todo o estado cresceu entre 800 mil a um milhão.

Segundo informou Moisés, a liberação se dá,  justamente, por conta da adoção de medidas mais severas previamente: “Segundo o Ministério da Saúde, quem aplicou medida nas últimas três semanas e não teve comprometido mais de 50% da capacidade de resposta a Covid-19, o Ministério da Saúde libera a flexibilização de setores de forma segmentada”, afirmou o governador.

O assunto foi tema da reunião na tarde desta terça-feira, 7, entre o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) e o governo do Estado. O grupo cobra abertura total do comércio e se comprometeu a adotar medidas de segurança. Mas setores técnicos do governo e o Ministério Público têm se manifestado contra a liberação de setores que gerem aglomeração de pessoas.

Por outro lado, o governo já antecipou que não deverá liberar por enquanto o transporte coletivo e comércio em geral, como shoppings e academias, que são atividades com maior dificuldade para controle da circulação de pessoas.

A liberação gradual deve prosseguir nos próximos dias e dois setores estudados para liberação seriam os estabelecimentos ligados à informática e ao comércio têxtil, como as lojas de armarinhos e congêneres.

Por Fábio Bispo