Os deputados aprovaram, na segunda sessão virtual desta terça-feira (31), a convocação do secretário de Estado da Saúde, Hélton de Souza Zeferino, para prestar esclarecimentos sobre as estratégias do governo estadual para o combate da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Santa Catarina. O pedido para a convocação partiu do deputado Bruno Souza (Novo).

O requerimento, de número 281/2020, foi apresentado na segunda-feira (30) pelo parlamentar e aprovado nesta terça. Ainda não há data marcada para a audiência com o secretário.

O Plenário também aprovou dois pedidos de informação ao governo estadual, dos deputados Kennedy Nunes (PSD) e Mauricio Eskudlark (PL), sobre as medidas adotadas pelo Estado para o combate ao Covid-19.

:.Em encontro virtual tumultuado, Moisés apresenta respostas a deputados

Os requerimentos foram aprovados no mesmo dia em que o próprio governo pediu uma reunião com o parlamento para esclarecer quais as medidas estão sendo tomadas para conter a crise provocada pelo avanço da doença no Estado. No encontro, o governador ainda pediu que a Alesc destacasse dois parlamentares para acompanhar as ações do governo.

Logo após o encontro, deputados criticaram a conversa e disseram terem tido pouco espaço para questionarem o governador. Apenas quatro deputados conseguiram se manifestar diretamente durante o encontro, no entanto o governo informou que o canal seguiria aberto para colher todas as duvidas dos deputados. Dos 38 parlamentares que participaram da reunião, 22 se inscreveram para fazerem perguntas ao governador.

Nos bastidores, a informação é de que deputados estão sendo pressionados para que haja um relaxamento da quarentena no estado.