Milho para estiagem
Questões que dariam um livro. E eu não vou me comportar da mesma forma como fizeram comigo só por conveniência”
Deputada Paulinha (PDT), ao comentar sobre o embate interno que travou com o partido ao assumir a liderança do governo Moisés
Conflito O alinhamento de Paulinha com o governo de Moisés — que apesar de eleito na onda bolsonarista tem se distanciado cada vez mais dos fiéis escudeiros do presidente na Assembleia—, lança uma grande incógnita sobre os rumos do PDT em Santa Catarina. A militância brizolista considera inadmissível a aproximação, mas a deputada lembra que o partido nem sempre manteve a coerência ideológica que agora cobra: “O PDT apoiou Merísio em 2018, que por sua vez apoiou Bolsonaro”. Em Brasília, por exemplo, o partido apoiou Rodrigo Maia (DEM).
Paz e Amor Mas se por um lado a militância do PDT joga mais lenha na fogueira e acirra a disputa com Paulinha, por outro a deputada ressalta que sempre cultivou posturas como o diálogo, respeito e o que chamou de “amizade cívica”. E lamenta que a intolerância esteja dominando alguns setores da política.
Vez delas Com a chegada da deputada suplente Carolina Martins (PSDB), que ocupará a cadeira por 60 dias no lugar de Vicente Caropreso (PSDB), a Assembleia tem, atualmente, a maior bancada feminina de sua história, com seis mulheres parlamentares. Vale lembrar que nosso Legislativo foi o primeiro do país a eleger uma mulher, a professora, escritora e jornalista Antonieta de Barros.
Gestão eficiente A eficiência da gestão do catarinense Vinicius Lummertz frente à Secretaria de Turismo de São Paulo foi agora reconhecida também no âmbito político. Lummertz teve votação unânime, concorrendo com outros dois candidatos, ao prêmio Competência Pública, criado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp). Os 641 municípios paulistas têm 6.913 vereadores, dos quais 120 estão no Conselho da Uvesp.
Alertas As chuvas foram motivo de 75% dos alertas emitidos por SMS através do sistema de alertas coordenado pelo Centro de Gerenciamento do Ministério do Desenvolvimento Regional. Os dados são do SindiTelebrasil. O sistema foi implantado em 2017, em parceria com a Defesa Civil dos estados, e Santa Catarina foi, em 2019, o terceiro estado que mais emitiu esse tipo de alerta. Foram 45,5 milhões de mensagens no estado, ficando atrás só de São Paulo (347 milhões de alertas) e Rio de Janeiro (78,7 milhões) de mensagens enviadas aos usuários.
Conteúdo e redes sociais: Fábio Bispo e Eliane Ramos