Retomamos a série Retrospectiva 2019/Perspectiva 2020 que a Coluna Pelo Estado está publicando neste período de recesso com os líderes das bancadas na Assembleia Legislativa. Nesta edição, o espaço é dos deputados Kennedy Nunes, líder da bancada do PSD e Luiz Fernando Vampiro, líder da bancada do MDB. Kennedy Nunes, que está em seu quarto mandato na Alesc, aproveitou o ano para, através da presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), atender à missão solicitada pela ministra Damares Alves para percorrer o Brasil promovendo debates sobre suicídio, violência contra as mulheres e a implantação do Sistema Único de Segurança Pública. Luiz Fernando Vampiro, que está em seu segundo mandato, 2019 foi marcado pelo diálogo muito produtivo entre o parlamento catarinense, a sociedade e o novo governo. Relator da Reforma Administrativa, destacou a participação do Legislativo na melhoria do texto encaminhado pelo Executivo e enalteceu a disposição do governo em dialogar com o Parlamento.
Kennedy Nunes – PSD
“O trabalho em 2019 foi intenso. Além do mandato na Assembleia Legislativa, assumi o compromisso de presidir a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e atender à missão solicitada pela Ministra Damares Alves de percorrer o Brasil promovendo debates sobre: Suicídio e Automutilação; Combate a Violência contra as Mulheres; e a Implantação do Sistema Único de Segurança Pública. Realizamos cinco seminários, um em cada região do País. Nosso grande objetivo foi colher informações, sugestões e soluções acerca dos temas. Conseguimos mais de 170 propostas e contamos com a participação de 1.300 pessoas. Todo esse material foi enviado para a Fundação Getúlio Vargas, que promoverá um estudo e, após isso, realizaremos a apresentação ao Congresso Nacional e ao presidente Jair Bolsonaro para a implementação de políticas públicas de valorização à vida. O suicídio é hoje a segunda causa de mortes de jovens no Brasil. Atualmente o país ocupa a oitava posição no ranking mundial. Diante desse cenário assustador, para 2020 continuaremos levando essas bandeiras, mas agora diretamente com as crianças, adolescentes e jovens, em especial dentro das escolas.”
Luiz Fernando Vampiro – MDB
“O ano de 2019 foi marcado pelo diálogo muito produtivo entre o parlamento, a sociedade e o novo governo. A bancada do MDB atuou de forma unida e coesa. Conseguimos aprovar projetos fundamentais para o desenvolvimento do Estado, como a concessão de benefícios fiscais a diversos produtos e segmentos da economia catarinense, contribuindo para aumentar a competitividade. A Reforma Administrativa enviada pelo governo foi amplamente debatida, contemplando não só os interesses do Executivo, mas de toda a sociedade. Tivemos relevantes projetos transformados em lei, como o do videomonitoramento em asilos, além de muitos outros que seguem tramitando. O apoio aos municípios e entidades, através de emendas parlamentares e convênios e a participação efetiva nas lutas em favor da região Sul também integraram a pauta. No segundo semestre ampliei o debate sobre a importância do gás natural para o aumento da competitividade das indústrias catarinense, através da instalação de uma Frente Parlamentar. Avalio que estes pontos positivos possam ainda ser aprimorados em 2020 e espero que possamos evoluir em novas pautas, sempre com diálogo e respeito à vontade do cidadão.