Obra é monitorada por vídeo

A primera obra com fiscalização a distância é a construção do segundo edifício do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), no Bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú. O trabalho fica por conta dos engenheiros da Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras da Udesc (CEPO), órgão localizado em Florianópolis.

A câmera foi instalada no primeiro prédio da Udesc Balneário Camboriú, de modo que as imagens cubram todo o terreno da construção. O equipamento de videomonitoramento fica ativado 24 horas e o sistema pode ser acessado em computadores da própria CEPO ou em outro local.

“As câmeras não substituem a fiscalização presencial dos engenheiros nas obras. No entanto, facilitam o acompanhamento em tempo real do andamento dos trabalhos, a qualquer hora e lugar, pela internet”, afirma o técnico Roberto Böell Vaz, fiscal da obra em Balneário Camboriú.

Com 423,97 metros quadrados distribuídos em andar térreo, o novo prédio ficará ao lado do Edifício Alcides Abreu e permitirá a ampliação do setor administrativo e das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Udesc Balneário Camboriú. A obra foi licitada no valor de R$ 978.355,28, com pagamento por etapa e metragem construída, e será realizada até março de 2020, pelo sistema de steel frame (construção seca).

 

(Da Assessoria, editada)