Fluxo financeiro para a Saúde

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado Neodi Saretta (PT) avaliou positivamente a audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre da Secretaria de Estado da Saúde. A reunião aconteceu na manhã dessa quarta-feira (18), na própria Assembleia, com a participação do secretário da pasta, Helton Zeferino, e representantes do Ministério Público federal e estadual.

Para Saretta, a audiência permitiu aos parlamentares ter uma ideia quanto à situação geral do setor. “É positivo que esteja havendo um fluxo financeiro com o pagamento de débitos represados e um cronograma de dívidas ativas”, elogiou. Mas ele ainda cita que existe a preocupação com o fato de o governo ter questionado judicialmente o índice de 15% de investimentos aprovados pelo Legislativo. “É uma questão que angustia a população catarinense – a aplicação efetiva dos recursos e o percentual que de fato o Estado vai aplicar na Saúde.” De acordo com Zeferino, a dívida da secretaria está em R$ 166 milhões.

 

Novas gerações

Foto: Simone Sartori

Vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Mauro De Nadal (MDB) recebeu grupos de estudantes nessa quarta-feira (18), os vereadores mirins do Oeste.  Na conversa que teve com os adolescentes, parabenizou pelo interesse em política e enfatizou a necessidade da participação para a transformação do Brasil. “Precisamos incentivar os jovens a interagirem na vida pública. Suas ideias, conhecimento e energia serão a renovação de que precisamos. A democracia e a participação são fundamentais para promover a cidadania”, incentivou o parlamentar. Os estudantes de escolas públicas participam do 10º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Escola do Legislativo.

 

Ecossistema catarinense Cumprindo agenda em Brasília, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, acompanhado de equipe técnica, participou do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) que realizou sua primeira reunião na Embaixada de Israel. O intuito é promover intercâmbio entre os estados para difundir a experiência do país israelense na construção de políticas voltadas para a inovação. O encontro teve a participação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes. O secretário Esmeraldino conversou com Pontes sobre os investimentos no ecossistema de inovação catarinense. Recebeu manifestação de apoio e de admiração.

 

De olho na China As pequenas empresas, em especial as cervejarias, estão cada vez mais atentas às importações da China. Os produtos variam de torneiras, barris, rótulos, tampinha, até garrafas. Para tratar desta tendência, a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe) e a Federação do segmento promovem a palestra gratuita China: um mundo de oportunidades, nesta sexta-feira, com o especialista Thiago Nattrodt Monteiro (TRL Trade Importação e Exportação). Com dicas sobre negócios, produtos, feiras e cidades a serem visitadas, o evento serve a todos os segmentos do empreendedorismo. Informações pelo (47) 3039-8600.

 

Badesc Na próxima terça-feira (24), durante o Congresso de Prefeitos promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), na Arena Petry em São José, técnicos do Badesc irão apresentar e detalhar os procedimentos operacionais de engenharia para investimento em obras de infraestrutura do setor público. O evento é direcionado a engenheiros e arquitetos de municípios e associações municipais. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo endereço congresso.fecam.org.br/.pellat