Conscientizar é preciso

Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) realiza entre 5 e 11 de agosto a 13ª Semana Nacional de Segurança. A campanha visa conscientizar a população sobre os riscos da eletricidade destacando que, por exemplo, soltar pipa, fazer a manutenção predial, podar árvores e outras ações realizadas próximo à rede elétrica devem ser executadas com cautela. Em Santa Catarina, a Celesc participa da ação com a distribuição de material educativo e orientação aos consumidores em ações organizadas pelos oito Núcleos e oito unidades da Empresa no estado. “A eletricidade não tem cheiro, não tem cor e pode ser fatal se não for tratada de forma segura. A Celesc se une à Abradee e a outras 40 distribuidoras para, por meio da conscientização, diminuir e, quem sabe, eliminar os acidentes relacionados à energia elétrica”, observa o presidente, Cleicio Poleto Martins. No último ano, a Abradee registrou 891 acidentes em todo o país. Destes, 271 com morte das vítimas. Entre 2018 e o primeiro semestre deste ano foram registradas 12 vítimas fatais em acidentes com eletricidade em Santa Catarina. A maior incidência ocorreu durante obras de construção ou manutenção predial. “Além de respeitar as distâncias, o cuidado precisa ser redobrado quando se utiliza equipamentos como andaimes, escadas e materiais metálicos, pois um simples contato com um fio energizado pode ser fatal”, explica o engenheiro de Segurança da Celesc, Fábio Rafaelli.

  

Trabalho conjunto

(Foto: Divulgação)

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) está com a Campanha de Valorização da Avaliação Psicológica, e firmou parceria com o Detran/SC para levar informações e esclarecimentos à população sobre a avaliação psicológica para habilitação de condutores de veículos terrestres. Ações conjuntas serão desenvolvidas para distribuição de folders e cartazes sobre o assunto para os Detrans, as Ciretrans, as Delegacias Regionais do Estado e os Centros de Formação de Condutores. Para o presidente do CRP, Fabrício Raupp, é necessário afinar formas de trabalho para melhorar o exercício profissional e explicitar a importância da avaliação dos futuros motoristas. “A avaliação psicológica é prevista no Código de Trânsito Brasileiro para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e é de extrema relevância. Queremos promover a saúde pública e contribuir para a segurança e bem estar da sociedade”, destaca.

  

Mais uma Esta semana será votado no Plenário do Senado o projeto que fortalece as Universidades Comunitárias. De autoria do Senador Jorginho Mello (PL-SC), se aprovado, o projeto vai para sanção do Presidente Jair Bolsonaro, e será o segundo projeto do Senador Catarinense que vira lei em menos de 7 meses. O primeiro foi a Empresa Simples de Crédito (ESC), que facilita o acesso a linhas de crédito com juros mais baixos que os praticados no mercado.

 

Aceita-se doações A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) também faz parte de uma rede de solidariedade. O hall do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, agora é um ponto de doação da Caixa Solidária, que recebe doações de roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, entre outros itens, que serão doados à população carente.

 

Polêmica A forma centralizadora como o governo do estado trata a futura administração do Centro de Eventos de Camboriú está causando descontentamento na sociedade civil. O alerta é do presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Fampesc), Alcides Andrade, que conversou com diversas lideranças nos últimos dias. A obra é resultado de um investimento dos governos federal, estadual e municipal, com compromisso de que a gestão teria a participação das entidades representativas dos diversos segmentos do município, com apoio da prefeitura. Para ele não basta fazer audiência para falar é preciso ouvir, cumprir os compromissos e trabalhar junto com a sociedade.

 

Tecnologia para justiça A adoção de tecnologias aumenta a produtividade de 93% dos advogados. Esse é um dos resultados de um estudo desenvolvido pela Softplan que sedia, nos dias 15 e 16, em Florianópolis, o ADV Conference, evento nacional sobre o uso da tecnologia para transformar e melhorar a rotina dos profissionais de Direito. Confirma presença do deputado federal Gilson Marques.