Membros do Conselho Estadual de Cultura foram surpreendidos pela nomeação da nova presidente do Conselho. Contrariando o que estava sendo trabalhado, o governador Carlos Moisés indicou uma representante do governo para a presidência do colegiado. A entidade trabalhava com uma eleição interna para o cargo, com posse marcada para hoje, proposta do novo regimento interno do Conselho. Pela primeira vez na história, o Conselho escolheu seus representantes por meio de um processo eleitoral amplo, como prevê a Lei 17.449/2018, que instituiu o Sistema Estadual de Cultura e foi aprovada depois de oito anos. A presidente da Comissão de Cultura da Alesc, deputada Luciane Carminatti (PT), manifestou-se publicamente sobre à indicação. “No momento em que vislumbramos alguns avanços relacionados ao financiamento do setor, somos surpreendidos por uma notícia que não contribui em nada para o processo democrático que poderia alavancar a gestão pública da Cultura em Santa Catarina”, avalia. O executivo tem a prerrogativa de executar a política cultural e o colegiado é um dos pontos de equilíbrio do Sistema Estadual de Cultura e órgão de Estado cuja essência é possibilitar o controle social. “Tentar controlar o conselho é anular uma de suas principais atribuições. Entendemos que, com essa atitude, o governo perde uma grande oportunidade de fortalecer o CEC, a política cultural e a democracia”, conclui a deputada.
Celebração e convênio
A Polícia Civil de Santa Catarina comemorou ontem 207 anos. Na celebração, o delegado-geral Paulo Koerich relembrou a atuação bicentenária da corporação e a importância do trabalho de cada policial. Para marcar a data foi assinado convênio entre a Polícia Civil, a Secretaria de Estado da Educação e o Tribunal de Justiça para implementar o projeto Conhecer para se proteger, que tem o objetivo de desenvolver ações conjuntas de prevenção e de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, perpetrados por meio da internet. “Queremos combater a exploração infanto-juvenil. Faremos ações de prevenção para, como diz o nome, proteger as nossas crianças e nossos adolescentes”, diz Koerich.
Circuito de internacionalização Para estimular o conhecimento e acesso ao mercado exterior para micro e pequenas empresas, o Sebrae/SC leva o Circuito de internacionalização para nove cidades catarinenses: Chapecó, São José, Joinville, Blumenau, Tubarão, Itajaí, Caçador, Lages e São Miguel do Oeste. No evento, empresários poderão acompanhar palestras com temas como importação, exportação, formas de financiamento, seguro de crédito e inteligência de mercado. O Circuito inicia hoje em Chapecó. Dia 1º de agosto, São José recebe o evento e as inscrições podem ser feitas pelo link http://sebrae.sc/circuitosaojose.
Escassez de água Com uma redução de 30% na captação de água bruta no Rio Vargem do Braço, o principal manancial do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis, a Casan reforça o pedido de economia de água. Na represa que em dias normais tem aproximadamente 20 centímetros de água sobre o vertedouro é possível visualizar toda essa estrutura e também as pedras do leito do rio. O Sistema Integrado da Grande Florianópolis atende a região Continental, Central e Bacia do Itacorubi, além de São José, Biguaçu, Santo Amaro e Palhoça. De acordo com o superintendende da Região Metropolitana da Casan, Pedro Joel Horstmann, a situação preocupa, especialmente em função das previsões que indicam poucas chuvas também nas próximas semanas.
Ressocialização Pioneira na implementação do sistema de ressocialização incentivando o apenado a trabalhar e estudar, a deputada Ada De Luca comemorou o resultado das inscrições para o Encceja 2019. Mais de 30% dos 27 mil apenados estão inscritos para realizarem a prova. “Neste ano são 35% a mais de inscritos que em 2018. Uma notícia que nos deixa muito orgulhosos do trabalho realizado pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa,” destaca a deputada.
Prefeitos A Fecam lança hoje a 17ª edição do Congresso de Prefeitos com o tema Inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal.