05/07/2019
Até dezembro de 2019, sete municípios catarinenses serão contemplados pela Celesc com a substituição de seis mil luminárias que utilizam a tecnologia LED e, por isso, economizam mais energia do que os modelos antigos. A medida, que integra projetos aprovados em chamada pública realizada em 2017, representa um investimento de R$ 9,5 milhões do Programa de Eficiência Energética (PEE) Celesc/ANEEL. Os municípios entrarão com contrapartida média de 16% do valor
As cidades contempladas são:
- Caçador
- Campos Novos
- Fraiburgo
- Itá
- Modelo
- Pomerode
- Santo Amaro da Imperatriz
“As chamadas públicas na área de Eficiência Energética são abertas anualmente e, por meio dos projetos apresentados, ajudam a Celesc a atuar como multiplicador do uso consciente de energia elétrica em sua área de concessão”, conta o gerente do Departamento de Engenharia e Planejamento do Sistema Elétrico da Celesc, Marco Aurélio Gianesini.
A Prefeitura de Itá, por exemplo, já está executando o projeto pela segunda vez, o que garantirá ao município 100% da iluminação pública em LED. “Ter as ruas da nossa cidade mais iluminadas, além de deixar a cidade muito mais bela, proporciona mais segurança aos moradores. São projetos importantes que vêm contribuir com a economia de energia ao mesmo em que melhoram significativamente a iluminação pública”, comenta o prefeito em exercício, Domingos Rodrigues dos Santos.
(Da Assessoria, com edição | Foto: Divulgação/Ascom Celesc)