“A imprensa é certificadora da notícia”
28/05/2019

 

Foto: Aline Felkl

Florianópolis – Em mais uma visita institucional, desta vez à seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), o vice-presidente de Gestão e Finanças da Associação de Diários do Interior (ADI-SC), Adriano Kalil, esteve hoje pela manhã com o presidente da Ordem, Rafael Horn. O representante da ADI-SC contou um pouco da história da entidade, que hoje compartilha a sede da Central de Comunicação. Falou também dos conteúdos que vêm sendo compartilhados com veículos ligados à Associação dos Jornais do Interior (Adjori-SC), o que contribui para ampliar ainda mais a capilaridade do que é noticiado em rede. Juntas, as duas associações cobrem mais de 80% dos municípios catarinenses.

Kalil explicou que ADI e Adjori estaduais, e suas representações nacionais, buscam o fortalecimento do “negócio jornal”, seja no meio impresso ou digital, com periodicidade diária, semanal ou outras. Horn manifestou seu reconhecimento à imprensa formal que, entende, é “certificadora da notícia”. Para o presidente da OAB-SC, mais que isso, a imprensa é fundamental na defesa das liberdades constitucionais – de expressão, de opinião e econômica -, pauta permanente da própria Ordem.

Ele afirmou acreditar no modelo de regionalização dos veículos de comunicação, a exemplo do que fazem a ADI e a Adjori, e mostrou-se preocupado com o avanço dos boatos e mentiras. “Fake News sempre houve. Mas agora se alastraram com as redes sociais. A comunicação regional contribui muito na busca e na publicação da notícia verdadeira”, opinou.

Com a aproximação das eleições municipais, a preocupação de Horn aumenta ainda mais. Ele observou que será a primeira eleição de âmbito municipal em que “as redes sociais terão influência gigantesca. Caberá às emissoras de rádios e aos jornais locais segurarem a onda das fake news”.