Acabaram as férias, o carnaval passou e agora é hora de focar nos desafios do ano letivo. Mas, para muitos pais e mães que acompanham crianças, especialmente nas séries iniciais, surgem também algumas dúvidas. Devo ajudar? Como? O que fazer? O que não fazer? Ações simples podem fazer toda diferença, ao mesmo tempo facilitando sua vida e promovendo a autonomia da criança. Para ajudar nessa tarefa, a reportagem do SCPortais ouviu a psicóloga e psicopedagoga Lucirley Sgobero Lazzarini.
Ela atua na área desde 1984 e acumula, além da graduação, especializações em Dificuldades de Aprendizagem Diversas (dislalia, dislexia, asperger) e Específicas (Linguagem, Matemática). Toda a sua vida profissional foi dedicada à Psicologia voltada à Educação. Por isso, é estudiosa de Neuropsicologia e recentemente concluiu o curso de Psicologia Sistêmica, que envolve não só o estudante, mas o contexto familiar. Palestrante, com experiência também como professora em sala de aula e coordenadora escolar, Lucirley dá algumas dicas. Leia com atenção e comece a aplicar no dia a dia com seu filho.
Organização: Ver a lição, a data de entrega, organizar o tempo e evitar acúmulo de tarefas. Combinar regras de local e horário para lições. É importante delimitar um tempo e incluir aí as sessões de leitura. Quando a rotina é definida em comum acordo, dá mais prazer para a criança, além de valorizar o senso de responsabilidade e compromisso.
Bem-estar: Verifique tudo! A temperatura ambiente está agradável? A iluminação é adequada? Tem ruídos de TV, rádio, etc? Quanto mais confortável a criança estiver, melhor. Organize e limpe o local definido para a lição. Confira o material necessário (lápis, borracha, caderno, livro). São ações que ajudam na concentração.
Boa postura: O jeito que a criança senta na hora do estudo pode ajudar ou atrapalhar. Sofá, chão ou cama não são ideais. Oriente sempre a sentar na cadeira, postura ereta e os cotovelos apoiados na mesa.
Momento especial: Enquanto seu filho faz a lição, se envolva em atividades parecidas. Se a lição é de Matemática, calcule seu orçamento ou os gastos da semana. Enquanto ele lê o livro dele, leia o seu. Sempre mostrando interesse e atenção pela tarefa que a criança está desenvolvendo.
Disposição em alta: Na hora da lição, seu filho não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído. O melhor é resolver tudo primeiro.
Revisão: Incentive-o a rever a tarefa, sem pressa. Mostre o benefício desse hábito e que o esforço vale a pena.
Correção: Verifique se a lição foi revista em sala de aula. Aponte a importância de participar desse momento. Converse com o professor para saber se seu filho é participativo. Se não, busque com o profissional da Educação uma forma de incentivo.
Sem dar respostas: Se seu filho tiver dúvida, ajude sem dar resposta. Incentive-o a pensar e lembrar o que foi discutido em sala. O mais importante é que ele tire suas próprias conclusões.
Valorização: Mostre interesse pelas aprendizagens e lições do seu filho. Pergunte sobre seu dia e ouça com interesse. Se ele lhe explicar o que foi ensinado, é porque de fato aprendeu!
Não ensine: Estimule, mas não tente ensinar, pois essa tarefa é do professor. Ao invés de ajudar, você pode confundir a criança. Muita coisa mudou desde que você saiu da escola, então, incentive-o a tirar as dúvidas em sala.
Fique atento aos sinais: Se seu filho apresenta dificuldades que considera mais importantes que o habitual, procure um profissional da Psicopedagogia, que fará os encaminhamentos necessários, como para oftalmologista, para o exame de acuidade visual, ou otorrinolaringologista, para verificar a capacidade auditiva.