Prospecção de investimentos da Espanha para Santa Catarina

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (SDSeT), Lucas Esmeraldino, e uma comitiva catarinense, se reuniu na tarde desta quarta-feira (30), em Brasília, com o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas. Além de estreitar laços, o encontro serviu para abordar pontos importantes para o fortalecimento da economia catarinense, mirando novos investimentos.

A missão da SDSeT é priorizar contatos diretos com países que possam trazer investimentos para Santa Catarina, assim como a realização de intercâmbios de conhecimento, fortalecendo as economias locais a partir da geração de emprego e renda para os catarinenses.

Turismo é um dos interesses. “A Espanha, em 2017, se tornou o segundo país mais visitado do mundo. Com um recorde nacional de 82 milhões de turistas, o que ultrapassou os Estados Unidos e se posicionou logo atrás da França. Também foi reconhecido como o segundo país do mundo em investimento para receber turistas. Vejo que Santa Catarina tem muito a crescer em parceria com a região espanhola, visto as fortes potencialidades em comum”, pontuou o embaixador García Casas. Ele disse que deseja fazer uma visita a Santa Catarina, em breve, para discutir maneiras de trazer ainda mais investimentos e melhorias para ambos os parceiros.

Esmeraldino, que comemorou o resultado da reunião, afirmou que Santa Catarina é “desejo turístico”, tanto no cenário nacional como internacional, e a Espanha tem muito a contribuir, sem ônus para o governo estadual. “Santa Catarina conta com uma vasta diversidade, que coloca o estado em um grande diferencial competitivo. Porém, sabemos que não é explorado como deveria. Nossa meta será buscar a melhor forma de gerar riqueza, emprego e renda, além da atração de novos investimentos.”

Além do secretário da SDSeT e do embaixador da Espanha, participaram do encontro o secretário executivo de Articulação Internacional, Derian Campos, o secretário executivo de Articulação Nacional, Diego Goulart, o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, a deputada estadual Ana Paula da Silva (PDT), o prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago, e conselheiros da Embaixada.

Engrenando

Na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro, o secretário Esmeraldino vai promover o que chama de “agenda positiva com o setor produtivo”. A ideia é apresentar a nova visão estratégica da secretaria e dialogar com os empresários para fomentar ações de geração de emprego, renda e empreendedorismo.

Estarão presentes representantes de todos os órgãos ligados à SDSeT – Aresc, IMA, Imetro, Santur, Fapesc e Jucesc.

(Com informações da Ascom SDSeT)