Giro pelo estado | Bolsonaro assina decreto que facilita o porte de armas, idoso é condenado a 23 anos por estupro, chuva traz prejuízo ao Alto Vale

A Rede SC Portais reúne os principais assuntos desta terça-feira (15), com o que você precisa saber para ficar bem informado.

Estado – Chuva traz prejuízos ao Alto Vale

Em toda a região, Rio do Oeste foi a cidade mais prejudicada. De acordo com o prefeito Humberto Pessatti (MDB), o Betão, as localidades com mais problemas nas estradas vicinais, principalmente com quedas de barreira, foram as de Águas Verdes, Serra da Filomena, Angico, Serra dos Polacos, Dois Irmãos, Serra da Fruteira, Serra da Borboleta, Baixo Café, Alto Café e inclusive, o bairro Centro.

Itapema – Decisão de vereadores atrapalha atuação de comerciantes na orla 

Itapema recebeu mais de 400 mil pessoas para as festas do fim de ano, com isso a rede hoteleira ficou praticamente cheia, oscilando entre 90% e 100% de ocupação. Para tal, a prefeitura resolveu tornar a orla da cidade mais atrativa para os visitantes, apresentando o Projeto de Lei N° 110/2018, que institui o plano de gestão local de ordenamento da orla conforme termo de adesão à gestão de praias.

Urubici – Serra do Corvo Branco é interditada por risco de queda de rochas

De acordo com a nota oficial, a medida foi tomada após a avaliação feita pela pela equipe técnica da Defesa Civil, que constatou alto risco de queda de rochas e comprometimento de diversos pontos da pista. A interdição foi realizada pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) a partir do distrito de Aiurê, no município de Grão Pará, até o topo da Serra do Corvo Branco, em Urubici.

Defesa Civil já enviou técnicos ao local. Foto: Secretaria de Estado da Defesa Civil

Nacional – Bolsonaro assina decreto que facilita a posse de armas no Brasil

Bolsonaro anunciou que o decreto altera os critérios para a chamada “efetiva necessidade” da aquisição da arma e manutenção desta em casa. Hoje, o interessado apresenta suas alegações e cabe à Polícia Federal, de forma subjetiva, considerá-las válidas ou não. A partir de agora, serão adotados critérios objetivos. Todos que viverem na área rural ou em cidades localizadas em estados com mais de dez homicídios a cada 100.000 habitantes terão direito a adquirir armas e munições.

Lages – Idoso é condenado a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável em SC

Do acordo com a denúncia da Promotoria de Justiça em Lages, o fato que ocorreu em dezembro de 2017, em um ponto de ônibus do bairro Penha, em Lages, com exposição pública da vítima, na época com 10 anos. Segundo a Polícia Civil, o idoso passou as mãos nas genitais da menina e depois se masturbou. As imagens foram publicadas nas redes sociais e viralizaram.