Entrevista Décio Lima/PT - Candidato ao governo do Estado

[PeloEstado] – O seu programa de governo prevê ações de proteção à mulher e combate ao feminicídio?

Décio Lima – Nós vamos ter uma política, sim, de forma contundente, para proteger as mulheres catarinenses. É grave o diagnóstico de Santa Catarina com relação às agressões praticadas contra as mulheres. Um caso de feminicídio por semana. Mulheres sendo mortas por serem mulheres. É o mal banalizado!

[PE] – O que está sendo previsto?

DL – Como governador, vou abrir delegacias especializadas na proteção às mulheres nas 21 regiões, conforma a organização dos municípios em associações. Portanto, todas as regiões estarão cobertas. Também vamos ter uma política de mudança de paradigma, com a sociedade debatendo o tema nos espaços públicos e em todas as oportunidades possíveis, especialmente nas escolas. Mas pretendo também trabalhar pelo exemplo.

[PE] – De que forma?

DL – O meu governo vai ser paritário. Os cargos governamentais de protagonismo terão a presença de igualdade entre homens e mulheres. O governador deve acolher o debate e já formatar o governo para ter autoridade biográfica de mexer em um assunto tão perturbador. Será um instrumento de empoderamento das mulheres para que elas estabeleçam o seu próprio marco regulatório no campo da igualdade de gênero. No ambiente da política, ainda se expressa um machismo absurdo.

A Coluna Pelo Estado, como ferramenta de integração editorial dos diários associados e parceiros da Associação de Diários do Interior (ADI-SC), é parte do projeto Cobertura Eleições SC 2018 – Jornais Impressos e Digitais, realizado em parceria com a Associação dos Jornais do Interior (Adjori-SC) e com a participação do SCPortais de Notícias (scportais.com.br) e da Rede Catarinense de Notícias (rcnonline.com.br).