Projeto “Mais Alimentos, Menos Desperdício”

Neste 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, mais uma oportunidade para lembrar a importância destes profissionais. São eles que, em tempos de fast food, orientam para uma melhor alimentação. Todos nós sabemos como isso é fundamental, principalmente para as crianças.

Mas não é só. Os nutricionistas também atuam para reduzir o desperdício de produtos alimentícios, sejam in natura ou processados. Para se ter uma ideia, atualmente, no Brasil, 14 milhões de pessoas já vivem na incerteza se terão o que comer no dia seguinte, de acordo com o diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU), Daniel Balaban. E, ainda assim, uma pesquisa feita pela parceria Edelman/Unilever, revelou que 49% dos brasileiros jogam comida fora diariamente.

Em todo o mundo são mais de 1,2 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçados por ano. E o Brasil está em 10º lugar no ranking mundial de desperdício de alimentos, conforme dados da Campanha Stop Food Waste Day.

 

Problema histórico

O problema não é só mundial, mas histórico na maior parte das sociedades. E a solução pode estar em educar as gerações mais novas, a fim de que façam diferente no futuro. Pelo menos é este o entendimento das nutricionistas da Nutriplus e da Risotolândia, que desenvolvem o projeto “Mais Alimentos Menos Desperdício”. As duas empresas são responsáveis pelo fornecimento de refeições para alunos de mais de mil escolas públicas estaduais em Santa Catarina.

Escola Carlos Fantini – Limoeiro/Brusque
Escola Ivo Silveira

As ações do projeto são realizadas em todo o estado, em parceria com a Secretaria de Educação. Com o intuito de orientar os estudantes sobre o consumo consciente dos alimentos e promover o cuidado com a saúde, as nutricionistas abordam o tema a partir de atividades lúdicas durante o intervalo das aulas, que é quando acontecem as refeições. Sem dúvida, uma ação extremamente importante para garantir um futuro melhor, com indivíduos mais conscientes.