Neste 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, mais uma oportunidade para lembrar a importância destes profissionais. São eles que, em tempos de fast food, orientam para uma melhor alimentação. Todos nós sabemos como isso é fundamental, principalmente para as crianças.
Mas não é só. Os nutricionistas também atuam para reduzir o desperdício de produtos alimentícios, sejam in natura ou processados. Para se ter uma ideia, atualmente, no Brasil, 14 milhões de pessoas já vivem na incerteza se terão o que comer no dia seguinte, de acordo com o diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU), Daniel Balaban. E, ainda assim, uma pesquisa feita pela parceria Edelman/Unilever, revelou que 49% dos brasileiros jogam comida fora diariamente.
Em todo o mundo são mais de 1,2 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçados por ano. E o Brasil está em 10º lugar no ranking mundial de desperdício de alimentos, conforme dados da Campanha Stop Food Waste Day.
Problema histórico
O problema não é só mundial, mas histórico na maior parte das sociedades. E a solução pode estar em educar as gerações mais novas, a fim de que façam diferente no futuro. Pelo menos é este o entendimento das nutricionistas da Nutriplus e da Risotolândia, que desenvolvem o projeto “Mais Alimentos Menos Desperdício”. As duas empresas são responsáveis pelo fornecimento de refeições para alunos de mais de mil escolas públicas estaduais em Santa Catarina.
As ações do projeto são realizadas em todo o estado, em parceria com a Secretaria de Educação. Com o intuito de orientar os estudantes sobre o consumo consciente dos alimentos e promover o cuidado com a saúde, as nutricionistas abordam o tema a partir de atividades lúdicas durante o intervalo das aulas, que é quando acontecem as refeições. Sem dúvida, uma ação extremamente importante para garantir um futuro melhor, com indivíduos mais conscientes.