Dois hambúrgeres, alface, queijo, molho especial...

Se você completou o jingle que dá título a esta matéria, sabe do que vamos falar, não é?

Trata-se de um dos anúncios mais marcantes da TV mundial (veja aqui).

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, num pão com gergelim.

É o Big Mac (Big Mac)

Isso mesmo! O Big Mac!

Aos 50 anos, o lanche segue insuperável e é o sanduíche mais vendido no planeta. E a comemoração será big!

Amanhã, 2 de agosto, mais de 6 milhões de moedas MacCoins (moedas comemorativas) serão distribuídas em restaurantes de 57 países – inclusive o Brasil.

Divulgação

São cinco modelos diferentes, cada um referente a uma década de vida do sanduíche. A partir do dia 4 de agosto, as moedas poderão ser trocadas por um Big Mac, em qualquer lugar do mundo! Para ganhar uma MacCoin basta comprar uma oferta de Big Mac em um dos mais de 900 restaurantes da rede no país.

Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, conta que a celebração é também um agradecimento aos milhões e milhões de fãs e consumidores do Big Mac. “Foram eles que tornaram o sanduíche um verdadeiro fenômeno mundial”, reconhece.

Curiosidades:

  • Santa Catarina tem 27 lojas da franquia, em 11 diferentes cidades. Blumenau, com cinco lojas, é a cidade com maior concentração da marca no estado. No Brasil são 930 lojas.

 

  • Criado em 1967 pelo franqueado Jim Delligatti para atrair o público adulto para o seu restaurante em Pittisburg (Pensilvânia, EUA), foi sucesso absoluto desde que entrou para o cardápio.

 

  • A receita de Deligatti só sofreu uma alteração ao ser incorporada ao cardápio fixo da rede, em 1968, com a mudança do molho especial para o que se conhece hoje, feita para facilitar sua produção em larga escala.

 

  • O jingle “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles em um pão com gergelim” foi lançado nos EUA em 1974, mas só começou a ser veiculado no Brasil em 1983.

 

  • Hoje, mais de 1,5 bilhão de Big Macs são vendidos diariamente no mundo. Só no Brasil, são cerca de 1 milhão de unidades por dia.

 

  • O Big Mac é o único item disponível em toda a rede. Ele possui o mesmo nome em todo o mundo, exceto pela versão indiana, que, feita com hambúrguer de frango, chama-se Chicken Maharaja Mac.

 

  • A alface americana, conhecida nos EUA como “iceberg”, começou a ser produzida no país por causa do Big Mac. Outros tipos de verdura não combinaram com o sanduíche, e a rede de fast food deu início à plantação do gênero para atender à demanda.

 

  • A revista The Economist lançou, em 1986, o Índice Big Mac, que se baseia no preço do sanduíche para estimar o poder da moeda de cada país.

 

  • O Big Mac é o pilar de uma das maiores mobilizações solidárias do país, o McDia Feliz – que completa três décadas neste ano, no Brasil. Ao todo, o Big Mac gerou mais de R$ 200 milhões, que foram investidos em projetos de prevenção e combate ao câncer infanto-juvenil no país. Essa mobilização contribuiu para que os índices de cura da doença, quando diagnosticada precocemente, saltassem de 20% nos anos 1990 para 80% atualmente.

 

(Editada por Andréa Leonora, com informações da Apoio Comunicação e do Guia dos Curiosos UOL)