No sábado, 28, todos os caminhos levam a Garopaba para festejar a chegada das baleias francas

A cidade de Garopaba, no Sul do estado, programou uma série de atrações para o próximo sábado, forma de celebrar a passagem migratória da Baleia Franca pela região. Escolhido como berçário da espécie, o município se prepara pelo terceiro ano consecutivo para garantir a manutenção da rota migratória do maior mamífero aquático do mundo, adotando práticas de preservação ambiental pelo Turismo de Base Comunitária e Cultural (TBC).

A programação, que será concentrada na Arena da Arte, no centro histórico de Garopaba, vai contemplar palestras sobre a baleia franca e os oceanos; oficinas e exposições temáticas; arena gastronômica, caminhada e apresentações culturais de dança, teatro e música. (Confira programação completa a seguir).

O avistamento da Baleia Franca, uma das espécies de cetáceos mais ameaçada de extinção no planeta, é uma das atrações da natureza dessa época do ano. De junho a novembro, o espetáculo acontece no litoral Sul. Centenas de baleias da espécie franca deixam as águas geladas da Patagônia e vêm dar à luz e amamentar seus filhotes na costa Sul catarinense, que foi transformada numa grande área de proteção ambiental desses mamíferos. Alguns chegam a medir 18 metros de comprimento e a pesar cinco toneladas.

A celebração de Garopaba é fruto da iniciativa das Filhas do Mar e da AMA (Associação Amigos do Meio Ambiente), contando ainda com apoio da Prefeitura da cidade, por meio da secretaria de Turismo e Cultura; da Rede de Turismo de Observação de Baleias por Terra (TOBTerra); da Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina; Ecosurf, Monitoramento Mirim Costeiro; Grupo de Escoteiros Ilha Terceira; Alecrim da Terra; ONG Garapuvu; Aéreo Drone; Moby Dick Filmes; Trem Bom de Minas e Na Lata skate food.

Abertura da Temporada da Baleia Franca

3ª Celebração de Boas Vindas

Programação

12:00 – Degustação de pratos típicos nos restaurantes do Centro Histórico

13:00 – Caminhada Cultural guiada para observação de baleias no costão da Vigia

14:00 – Bênção do padre, leitura da carta de boas vindas e execução do Hino de Garopaba.

14:30 – Lançamento dos roteiros culturais TOBTerra na Costa Catarina, mostra e comercialização de produtos típicos dos artesãos e produtores da Costa Catarina.

15:00 – Esquete teatral “Garopaba, uma história para contar” (roteiro e direção de Eveline Klein)

16: 00 – Apresentação do Ballet Arco-Íris/Academia Pinguirito “Homenagem à Baleia Franca”

17:00 – Contação de histórias sobre as baleias: representantes das comunidades tradicionais

18:00– Yoga pela paz das baleias e da comunidade .

19:00 – Shows musicais com Kaala Shaw, Josimar, Pedro Oliveira, Rock Brothers e Resilientes

22:00-  Encerramento

(Texto e imagens: Divulgação)