Uma operação do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), realizada nesta quarta-feira (13), em Itapema, resultou na apreensão de cerca de 180 kg de maconha, de 32 comprimidos de ecstasy e de dois torrões grandes de skank. Foram recolhidas ainda duas armas – uma pistola calibre 380 e uma falsa arma de fogo. Uma pessoa foi presa.
A Agência de Inteligência do 1º BPM recebeu informações sobre um homem, condutor de Citröen C3, que teria recebido uma grande quantidade de drogas. Após um período de investigação, na manhã desta quarta-feira (13) as equipes localizaram o veículo e fizeram um acompanhamento.
Foram encontrados no veículo dois tabletes de maconha embrulhados em cor amarela e pacotes contendo skank, além da chave de um apartamento. Lá os policiais encontraram 69 tijolos de maconha, embrulhados em papel de cor parda, pesando aproximadamente 55 kg, mais 147 tijolos amarelos de maconha, num total de 125 kg, além de 32 comprimidos de ecstasy e dois torrões grandes de skank. Nas buscas também foram encontradas a pistola e a arma falsa.
O homem envolvido, de 30 anos e cujo nome não foi divulgado, imediatamente recebeu voz de prisão. Todo o material apreendido foi encaminhado à delegacia para as providências legais.
– Quer receber as notícias no WhatsApp? Clique aqui
Prejuízo para o tráfico
No último sábado (9), a PMSC apreendeu, em São Bento do Sul, no Norte do estado, perto de 576 kg de maconha. Já na segunda-feira (11), foram aprendidos, em outra ocorrência, desta vez em Itajaí, mais 50 kg da droga.
De janeiro a abril deste ano, os indicadores de criminalidade da Polícia Militar demonstraram queda nos índices. Crimes violentos letais intencionais tiveram queda de 12,27% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2017. Foram 15% a menos os registros de homicídio e 33% menos tentativas de homicídio.
O número de veículos roubados caiu em 8%. Em contrapartida, também houve recuo no número de veículos recuperados de 17% entre os dois períodos. As ocorrências de roubo, nas diversas formas, caíram em 34% e os furtos tiveram queda de 10%.
O número de armas apreendidas pela PMSC subiu 3% e o pessoas presas no estado também aumentou em 12%.
(Com informações da PMSC)