Prefeituras fazem consórcio para a compra de pneus e outros itens. Tudo para reduzir custos

Na semana que vem, mais exatamente na terça-feira (12), o Consórcio Intermunicipal Catarinense (CIMCatarina) vai realizar um pregão eletrônico. A experiência será compartilhada por todos os participantes do Congresso de Prefeitos, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

A licitação compartilhada, com disputa de preços, pretende atender a necessidade de 45 órgãos vinculados às prefeituras catarinenses na compra de pneus para utilitários e maquinário rural.

Mais de 30 mil pneus deverão ser cotados na licitação compartilhada, com valor de referência de R$ 24.391.188,72. O diretor executivo do CIMCatarina, Eloi Rönnau, destaca que, nas experiências anteriores, especificamente de compras de pneus, observou-se redução média de 22% nos preços.

Rönnau conta que, nas licitações compartilhadas realizadas pelo Consórcio, cujo banco qualificado tem hoje mais de 4 mil produtos, alguns itens chegaram a apresentar mais de 1 mil por cento (1.000%!) em economia aos cofres públicos.

O processo de licitações compartilhadas para órgãos públicos, segundo o diretor do CIMCatarina, é o “caminho para o futuro” nas operações das administrações municipais. O objetivo vai além da economia aos cofres públicos, pelo ganho em escala e maior poder de negociação. Garante também transparência ao processo de compras, redução dos procedimentos repetitivos e melhor planejamento das necessidades. Vantagens que podem ser obtidas na aquisição consorciada de outros itens, como medicamentos, mobiliário, suprimentos de informática, material ambulatorial, odontológico e de expediente.

Veja se seu município vai participar

O Pregão Eletrônico 0013/2018, que será realizado durante o Congresso de Prefeitos da Fecam (www.portaldecompraspublicas.com.br), no dia 12 de junho, atenderá os municípios de:

  1. Abdon Batista
  2. Água Doce
  3. Arroio Trinta
  4. Brunópolis
  5. Caçador
  6. Curitibanos
  7. Erval Velho
  8. Faxinal dos Guedes
  9. Fraiburgo
  10. Frei Rogério
  11. Ibiam
  12. Ibicaré
  13. Iomerê
  14. Irani
  15. Irineópolis
  16. Itá
  17. Joaçaba
  18. Lacerdópolis
  19. Lebon Régis
  20. Luzerna
  21. Macieira
  22. Matos Costa
  23. Monte Carlo
  24. Pinheiro Preto
  25. Piratuba
  26. Ponte Serrada
  27. Rio das Antas
  28. Rio Negrinho
  29. Salto Veloso
  30. São Bonifácio
  31. São Francisco do Sul
  32. Tangará
  33. Timbó Grande
  34. Treze Tílias
  35. Vargeão
  36. Vargem
  37. Videira
  38. Xaxim

Saiba mais sobre o CIMCatarina

  • O Consórcio Intermunicipal Catarinense atua desde 2009
  • É constituído por 52 municípios consorciados e permanece aberto a novos ingressos de municípios catarinenses por meio de aprovação de lei municipal.
  • Em 2017, teve a adesão de 20 novos municípios