Direito do consumidor motiva decisão da Acinam

A Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (Acinam) lançou um vasilhame de água, de 20 litros, padronizado para as empresas 14 empresas associadas, de um total de 21 sediadas no estado. O objetivo é combater uma conduta do mercado que, de acordo com a entidade, tem desrespeitado a livre escolha dos consumidores.

Área de atuação da Acinam está destacada em azul

Presidente da Acinam, Alceu Poffo explicou que o consumidor acaba ficando refém de determinadas marcas, que impõem galões exclusivos. As outras indústrias não aceitam o vasilhame diferenciado para reuso e acabam cobrando pela troca. “A padronização deve inibir a ação antiética entre a concorrência”, conclui. A associação estima que cerca de 30 milhões de pacotes de galões de 20 litros foram vendidos em Santa Catarina no ano passado.

Trazendo o debate sobre direito do consumidor, o novo vasilhame pode ser reutilizado por todas as indústrias e garante a concorrência leal no mercado catarinense. Dessa forma, o consumidor pode decidir se quiser trocar a marca da água, sem precisar pagar por um novo galão a cada compra.

As indústrias associadas já começaram a distribuir os novos galões em todo o estado, com a marca da Acinam impressa no próprio vasilhame, já que os rótulos possuem informações particulares da água de cada fonte.

(Editado por Andréa Leonora, com informações da Acinam)