Secretaria de Estado da Educação - Deschamps sai, Agnolin entra

Matéria publicada há pouco no “SC em Pauta, pelo jornalista Marcelo Lula, informa que o ex-reitor da Unochapecó Gilberto Agnolin foi confirmado pelo governador Eduardo Pinho Moreira como o novo secretário de Estado da Educação (SED). Indicado pelo MDB de Chapecó, Agnolin substituirá o atual secretário, Eduardo Deschamps, um dos nomes mais próximos do ex-governador Raimundo Colombo.

A decisão de Moreira pode ser explicada pelo mapa político. É importante para o MDB fortalecer a presença – e os apoios – em regiões mais disputadas, caso do Oeste Catarinense.

Em resposta ao contato feito pelo SCPortais, Eduardo Deschamps disse:

“Estou deixando a SED para me dedicar à presidência do CNE (Conselho Nacional de Educação) e projetos como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a Reforma do Ensino Médio, com apoio da minha universidade (Universidade Regional de Blumenau – FURB). Também vou dar apoio a projetos do CEE (Conselho Estadual de Educação), onde também sou conselheiro. Foram 7 anos de muito trabalho e avanços na Secretaria. Estou fechando um ciclo. A escolha do Prof. Gilberto para assumir a Secretaria é uma grande notícia, pois ele faz parte da equipe e possui uma capacidade excepcional para dar continuidade e aprimorar os projetos da SED. Abraços”

Deschamps revelou ao SCPortais que permanecerá na titularidade da pasta pelo tempo que for necessário para a transição. E se mostrou animado com as novas perspectivas. “O ciclo fechou. Estou feliz pelo trabalho realizado e pelos novos desafios em nível nacional.”

O novo secretário

Candidato a vice prefeito de Chapecó pelo MDB nas eleições de 2016, na chapa encabeçada pelo comunista Cesar Valduga, Agnolin ganhou projeção política e chegou a ser cogitado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

“Assim que soube da informação, liguei para o novo secretário que pareceu não acreditar no anúncio. Ele embarca logo mais para Chapecó e na sexta-feira tem uma viagem marcada para o Canadá. Pelo visto, terá que adiar o curso no exterior para assumir o desafio no Estado”, conta o jornalista Marcelo Lula em sua matéria.

Perfil

Diretor de Políticas e Planejamento Educacional da Secretaria de Estado de Educação desde janeiro de 2016, é professor titular da UNOCHAPECÓ, desde 1986.

Foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação de SC; diretor de Educação Superior da Secretaria de Estado da Educação de SC; reitor da UNOCHAPECÓ, pró-reitor de Administração da UNOESC; coordenador do Curso de Administração da UNOESC.

Formação acadêmica: Mestrado em Ciências Ambientais; Especialização em Gestão e Liderança Universitária e em Organização, Sistemas e Métodos; Graduação em Engenharia Mecânica.

(Por Andréa Leonora, com dados do portal SC em Pauta e site Escavador)