No período em que ficou no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), o ex-conselheiro Julio Garcia manteve-se distante da política. Pelo menos da política partidária. E pelo menos publicamente.
Agora, aposentado e novamente filiado ao PSD-SC, está percorrendo o estado para retomar o patrimônio que acumulou como deputado estadual, uma vez que já se declarou pré-candidato à Assembleia Legislativa. As APAEs têm sido o roteiro preferencial de Garcia. Não à toa.
É que o apoio a essas entidades marcou a atuação do então presidente do Parlamento estadual. Em dezembro de 2005, foi aprovada lei de sua autoria estabelecendo que 16,7% do dinheiro destinado aos programas desenvolvidos pelo Fundosocial seriam repassados às Apaes.
Passados 13 anos, o patrimônio social e político acumulado por Julio Garcia nesse período parece só crescer, tamanha a receptividade que tem nos eventos de APAEs. Neste sábado (21), ele escreveu em sua recém-criada página no Facebook: “Prestigiamos neste sábado mais uma edição da Feijoada da APAE de Santa Rosa do Sul. É sempre motivo de alegria poder estar com o grupo apaeano e encontrar tantos amigos”.
O patrimônio não é pequeno, considerando que existem cerca de 190 APAEs no estado, com 19 mil alunos, cinco mil funcionários, seis mil dirigentes voluntários e 25 mil voluntários não dirigentes.