O senador tucano Paulo Bauer será confirmado na próxima quinta-feira (19) como candidato do PSDB-SC ao governo do Estado. Em uma reunião marcada para as 13h30min, membros da Executiva estadual, prefeitos, vice-prefeitos, deputados e senadores vão elencar critérios de escolha para as demais vagas da majoritária. Os nomes, entretanto, só serão definidos na convenção em julho. Logo depois, às 15h30min, Bauer concede coletiva à imprensa.
A confirmação dele para a cabeça de chapa é indicação da unidade partidária. A mesma unidade que pode levar ao lançamento de chapa pura do PSDB-SC para as próximas eleições, tendência que está crescendo dentro do partido.
O que pode alterar os rumos é alguma orientação da Executiva nacional, que vai precisar de palanque no estado para o candidato à presidência pela sigla, ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, sem abrir mão de volume de votos.
Nome forte
Paulo Bauer teve um mandato como deputado estadual, quatro mandatos como deputado federal, foi vice-governador e, por duas vezes, secretário de Estado da Educação. Em 2010, quando foi eleito senador por Santa Catarina, recebeu 1,5 milhão de votos. Quatro anos mais tarde, na primeira vez em que concorreu ao governo do Estado, obteve pouco mais de um milhão de votos. Com mais 1%, teria levado a disputa para o segundo turno.