Segurança Pública é destaque na Sabatina Regional de Rio do Sul

Lideranças e jornalistas dos municípios da região do Alto Vale do Itajaí participaram, na manhã desta sexta-feira (13), em Rio do Sul, de mais uma Sabatina Regional promovida pelo deputado Gelson Merisio, pré-candidato do governo do Estado pelo PSD. Entre os assuntos tratados, destaque para Segurança Pública. Logo no início, Merisio afirmou que o modelo das Agências Regionais de Desenvolvimento (ADRs, antigas SDRs) não funciona mais, sugerindo que é preciso enxugar ainda mais a máquina do governo e aplicar tecnologias. E exemplificou: “Temos demandas gritantes, especialmente na Segurança Pública, onde nós precisaremos de mais cinco mil policiais”, relata.

Merisio acredita que Santa Catarina pode se tornar uma referência para o Brasil em Segurança Pública, desde que catalise os recursos para essa área e invista em tecnologia e aumento do efetivo. Quando falou de recursos, o deputado prevê R$ 3 bilhões nos primeiros anos de um eventual governo sob seu comando, dinheiro que virá também de um enxugamento nas estruturas administrativas.

Ao falar sobre o sistema prisional, ele defendeu a necessidade de uma profunda integração das forças públicas de Santa Catarina e o fim da transferência de responsabilidade entre os órgãos envolvidos. “Nós tínhamos, há uns dez anos, 11 mil presos. Hoje temos cinco novos grandes presídios, 24 mil presos e cinco mil na fila. Então, está provado que este modelo de encarceramento não funciona”, arrematou.

Ainda no tema Segurança, o pré-candidato disse que é preciso mudar o Estatuto do Desarmamento, afirmando que se deu poder aos bandidos, cientes da incapacidade de defesa das famílias. “Desarmar na plenitude e anunciar que não existe armamento é incentivar o meliante.”

Rompimento

O presidente do PSD não foi poupado de perguntas sobre o cenário político. Mais especificamente sobre o rompimento do PSD com o MDB, partidos que há pelo menos oitos anos governavam juntos. De acordo com Merisio, a aliança não pode ser mantida “porque o modelo representado pelo MDB não permite discutir convicções”.

Na sexta-feira da próxima semana, dia 20, a Sabatina Regional promovida pelo deputado Gelson Merisio será realizada em Blumenau.

(Editado por Andréa Leonora, com informações da jornalista Elisiane Maciel, de Rio do Sul)