Do Vale para o mundo

A jovem catarinense Ana Luiza Ruskowski Mees, de 18 anos, participou de processos de seleção para ingressar no Ensino Superior. E passou! Onde está a notícia?

No fato de Ana Luiza ter sido aprovada para cursar o Nível Superior em oito instituições americanas e uma canadense – Brown University, Duke University, University of Michigan, Washington University in St. Louis, Vanderbilt University
University of Washington, Fordham University, Rice University
e University of British Columbia.

Ela deve dedicar as próximas semanas à visitação dos campi e escolha de onde passará os próximos quatro anos. “Minhas preferidas são Brown University e Duke University, onde quero me dedicar à robótica e às engenharias”, diz.

A estudante catarinense acredita que o êxito resulta de muita dedicação aos estudos. A rotina de estudos começava com as aulas, das 7h30min às 12h40min, e seguia tarde, noite e às vezes madrugada adentro. “Não foi fácil conciliar o colégio com o processo seletivo nas universidades. Não foi fácil lidar com pessoas criando obstáculos. Não foi fácil abrir mão de tantas coisas para que esse sonho se tornasse realidade. Mas nada que vale a pena é fácil, e faria tudo de novo”, desabafou pelo Facebook.

Ana Luiza Mees ganhou vários prêmios ao longo da vida escolar. Foi aluna destaque, premiada pelo melhor desempenho do colégio em 2014. Em 2016, ficou em segundo lugar no Estado na Olimpíada Brasileira de Biologia, com um detalhe: estava no segundo ano e concorreu com alunos do terceiro. Em 2015 e 2016, ganhou medalha de Bronze na Olimpíada Catarinense de Química. E ainda tem veia literária! É coautora de livros publicados pelo colégio.

Nascida em Blumenau, a jovem morou em Rio do Sul e hoje reside em Florianópolis. “Minha família e meus professores ficaram muito felizes com a conquista”, conta Ana Luiza, seguindo a trajetória da irmã Lúcia Helena, que em 2016 foi aprovada para seis universidades americanas.