Tradição dos ovos pintados à mão é revivida no Vale do Rio das Águas Frias
Silvana Pujol participa de eventos e já apresentou sua arte até em programa de TV de veiculação nacional | Foto: Alberto Neves/Agência AL

As delicadas pinturas da artista Silvana Pujol aplicadas em ovos de madeira foi a escolha dos proprietários de uma pousada na Grande Florianópolis para presentear os hóspedes no feriado de Páscoa deste ano. “É uma maneira de agradecer a quem escolhe nosso lugarzinho para passar estes dias carregados de significado”, conta Lu Eicke, uma das donas do empreendimento instalado no Vale do Rio das Águas Frias.

Vale do Rio das Águas Frias, Grande Florianópolis | Foto: cafenositio.com.br

Seu sócio, o jornalista Eduardo Marques, diz que a escolha do trabalho de Silvana foi natural. “Sua obra é única e de grande qualidade”, elogia. Ele a conheceu quando preparava material para a edição do livro “Feito a Mãos”, de 2008, que mostra o artesanato de referência de Santa Catarina. “Adquiri algumas peças naquela ocasião e agora surgiu uma excelente oportunidade de compartilhar algo que gosto muito”, orgulha-se.

Arte e tradição

Silvana começou a pintar cascas de ovos quando as famílias se reuniam para preparar os festejos de páscoa. Filha de artista plástica e de ourives, considera o dia 14 de março de 1963 como a data de início de sua carreira, que perdura até hoje. Naquele dia, ainda criança, vendeu para a mãe de uma coleguinha de escola um ovo que havia pintado.

Primeiro eram apenas os ovos de verdade. O menor que já pintou foi o de uma lagartixa, o maior, de avestruz. Com o aumento da frequência de turistas na cidade onde vive, Pomerode, passou a pintar ovos torneados em madeira. “Eles tinham medo que quebrassem na viagem”, explica a artista que tem obras em diversas partes do mundo.

A tradição de pintar ovos foi herdada dos colonizadores da região e é ainda fortemente mantida nas cidades do Vale do Itajaí, principalmente em Pomerode, onde um concurso anual na rede de ensino tem a participação de centenas de alunos.

Mas os ovos pintados pela Silvana não seguem as técnicas da tradicional pêssanka – com motivos religiosos -, ou da pintura bauernmarlerei, que prima por motivos da natureza. Desde cedo ela aplicou em seus ovos um estilo próprio, onde os desenhos simétricos e repetidos trazem a influência da arte do pai, que criava formas para o trabalho final de lapidadores de diamantes.

“Cada ovo leva, em média, um dia para ficar pronto. Mas já tive um cliente, um americano, que me pediu para pintar um ovo de avestruz. Foram 700 horas de trabalho. Quatro meses de dedicação a uma única peça e ficou lindo”, envaidece-se a artista. Ela usa apenas tintas à base de água e tem preferência pelos pincéis velhos. O fundo de cada peça recebe quatro mãos de tinta, lixadas também quatro vezes. Diz que não há um ovo igual ao outro. Mesmo quando recebe encomendas para a produção de conjuntos, há diferenças perceptíveis entre eles.

Sobre a base pronta vêm o desenho feito com grafite e a aplicação das tintas coloridas preparadas por ela mesma, com sobreposição de tons e demãos até que a artista se dê por satisfeita. O brilho das peças é obtido com mais quatro mãos de verniz, intercaladas com passadas de lixa fina, o que garante a conservação.

“É fato”, confirma Marques. “As peças que tenho em casa estão perfeitas, brilham como no dia que as vi no atelier da Silvana”, completa.

Praticamente não há mais vagas na pousada que vai presentear seus hóspedes peças dessa tradição. Mas quem quiser ter um ovo pintado pela Silvana Pujol, basta dar um pulo em Pomerode, onde seus trabalhos estão em várias vitrines e pontos de fluxo turístico.

Todas as imagens das peças pintadas pela artista de Pomerode postadas ao longo do texto foram tiradas do site flickr.com/photos/silvanapujol

—————————–———–

Serviço:

www.silvanapujol.com.br

www.pousadapedrasrollantes.com.br

(48) 3276 1467 / 9 9189 9982 (Casas) / 9 9960 8899 (Estúdios)

Vale do Rio das Águas Frias – Alfredo Wagner – Santa Catarina

Tarcísio Mattos (48) 9 9189 9982