Mérito Educativo para Santa Catarina

O governador licenciado Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, receberam nesta quarta-feira, em Brasília, a Ordem Nacional do Mérito Educativo. A honraria foi entregue pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e pelo presidente Michel Temer, que é Grão-Mestre da Ordem.

Colombo recebeu o grau de Gran-Cruz ao lado de outras nove personalidades, como o próprio ministro da Educação, chanceler da cerimônia. Já Deschamps, que preside o Conselho Nacional de Educação, recebeu o grau de Grande Oficial.

Em contato feito pelo SCPortais, Deschamps disse que a honraria é um reconhecimento pelo trabalho que a Secretaria vem realizando na Educação catarinense. “Também é uma forma de reconhecer a capacidade do próprio governador Colombo por investir em políticas de médio e longo prazo. É preciso agradecer a todos os profissionais da Educação, que contribuem com os bons resultados”, acrescentou.

Colombo e Deschamps posam para a foto logo depois de receberem as condecorações | Foto: Acervo Eduardo Deschamps

Foram entregues 110 insígnias em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A condecoração existe desde 1955 e foi criada para reconhecer personalidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da Educação.

Inicialmente, eram três graus: Antes da modificação pela qual passou a honraria, em 1971, eram apenas três graus: Egrejius (do Latim, de extrema importância), Eminens (eminente, superior) e Eximius (exímio, perfeito).

“Educar é abrir oportunidade e horizontes e fazer com que crianças e jovens tenham assegurado um futuro digno.” Mendonça Filho | Foto: André Nery/MEC

“Investir em nossos jovens é criar um futuro de mais prosperidade, dignidade e cidadania. E a crença na possibilidade desse futuro é o que nos move em tudo o que fazemos.” Michel Temer | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
“Todos nós acreditamos que a educação é o único caminho que desenvolve, de fato, potenciais, capacidades, habilidades e pessoas capazes de construir o país”, discursou em nome dos demais agraciados.” Presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, que falou em nome dos homenageados | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
(Por Andréa Leonora, em 08/03/2018, com informações da Secom, da EBC, do MEC e da Wikipédia)