O assessor de Segurança e Meio Ambiente da SCGás, engenheiro Willian Anderson Lehmkuhl, foi eleito para ser vice-presidente do Comitê de Utilização da International Gas Union (IGU), principal corporação de gás natural do mundo, reunindo 163 instituições de 91 países. A confirmação de seu nome, escolhido pela capacidade técnica e conhecimento da área, acontece durante encontro internacional da IGU, nesta semana, no Japão.
O acontecimento fortalece a posição de Santa Catarina como líder nacional entre as distribuidoras de gás, uma vez que o catarinense representa a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), da qual fazem parte, além da SCGás, outras 20 distribuidoras do país. Com essa decisão da IGU, a Abegás garante seu lugar como única instituição brasileira no Conselho da organização. O catarinense será, portanto, o único – e o primeiro – brasileiro com assento na entidade. Trata-se de um importante espaço de articulação técnica e etapa preparatória para que Lehmkuhl assuma a presidência do Comitê na próxima gestão.
O setor
Conforme levantamento da Abegás, no acumulado de 2017 sobre 2016 o consumo de gás natural cresceu 7,2% no país. Mesmo experimentando expansão mais forte somente de 15 anos para cá, o combustível já responde por 12,9% da matriz energética brasileira. As reservas nacionais somam 360 bilhões de m³ de gás natural. No mundo, chegam a 185 trilhões de m³, volume que aumenta a cada descoberta. Menos poluente, mais eficiente e de menor custo ao consumidor final do que as tradicionais fontes fósseis de energia, como carvão e petróleo, o gás natural precisa de infraestrutura de estocagem e distribuição para ampliar ainda mais a participação no mercado energético. (Por Andréa Leonora, 05/03/2018)